11 blogs portugueses sobre finanças pessoais

(em actualização)

O termo finanças pessoais aos poucos tem-se vindo a instalar na cabeça dos portugueses. Talvez pela crise, talvez porque cada vez queremos ser mais informados (muito por causa da Internet), aos poucos gostamos de saber o que se passa com o nosso dinheiro. No limite, como podermos controlar o nosso dinheiro e não ele nos controlar a nós.

Fruto deste interesse, a blogosfera nacional tem vindo a abraçar este tema produzindo conteúdos muito interessantes que nos podem ajudar no dia-a-dia. Depois de várias pesquisa no Google e alguma investigação, aqui ficam alguns blogs sobre finanças pessoais que poderão ser úteis.

1. Poupa e Ganha (38): Blog focado em dicas, truques caseiros e outras sugestões para o ajudar a poupar tempo e dinheiro.

2. Economia e Finanças (36): É um blog português bastante frequentado pelos internautas. Contempla informação diversa desde notícias que afectam os bolsos dos portugueses a uma listagem dos melhores depósitos a prazo actualizada mensalmente. Foi fundado em 2006 e conta com uma equipa de editores especializados em economia.

3. Mais Valias (26): Trata-se de um blog de Finanças Pessoais com uma vertente de Bolsa, Fiscalidade e Impostos muito forte.

4. investidor.pt (22): Este blog “define-se como um meio de informação, discussão e com um olhar atento a todo o tipo de investimentos e negócios, que sejam acessíveis a uma grande franja da população“.

5. Aprender a Poupar (19): É um blog que tem “como principal objectivo dar dicas, conselhos para poupar dinheiro. Ajudar a obter rendimentos extras através de ideias de negócios, e ainda facultar toda a informação necessária para investir o seu dinheiro e obter algum lucro“.

6. EmpregoDinheiro.com (18): Este blog fornece informação útil, sobre gestão económica e financeira do seu dinheiro, com foco no emprego, mediante a sua caraterização e conjuntura envolvente.

7. Frugalistico (18): É um blog pessoal já com uma caminhada considerável.

8. ComoEconomizar.net (14): É um blog “dedicado à divulgação de técnicas de poupança, nos seus vários aspectos“. Fundado em 2011,  pretende “dar a conhecer as melhores formas de economizar, poupar, investir e ganhar dinheiro“.

9. Suaves Prestações: (13) Este blog procura abordar a temática das Finanças Pessoais de uma perspectiva pessoal e familiar com exemplos práticos e partilha de experiências.

10. Finanças com Ella (10): Este blog aborda temas como a liberdade e independência financeira, embora o seu foco actual seja o seu canal de Youtube.

11. Finanças dos 90 (10): É um blog sobre educação financeira focado na geração Millenial.

Como metodologia de selecção, foram considerados blogs pessoais escritos em português que tenham conteúdo editorial (artigos) com menos de 6 meses, funcionais (sites com vírus foram excluídos). Foram excluídos blogs que ofereçam relações comerciais de intermediação com instituições financeiras (bancos, seguradoras, etc.), grupos de comunicação social e media. Os blogs encontram-se ordenados de acordo com o nível de Domain Authority da MOZ (0 a 100) à data da última actualização deste artigo.

Se conhecer mais blogs portugueses que abordem a temática das finanças pessoais e se enquadram nesta linha de selecção, deixe o seu comentário com uma ligação para o blog em causa. Por outro lado se quiser partilhar a sua opinião sobre algum dos blogs listados, por favor, faça-o. Diga-nos quais são os seus favoritos. Mais uma vez, todos os contributos são bem vindos!

8 comentários em “11 blogs portugueses sobre finanças pessoais”

  1. Bom dia,
    Reparei agora que decidiram rescuscitar o blog! É sempre bom ter um “side hustle”. Uma recomendação nos livros para ler aos filhos antes de ir para a cama, o “Rich Dad Poor Dad for Teens: The Secrets about Money–That You Don’t Learn in School!” pode ser uma boa adição para ensinar literacia financeira.

    Esta artigo é muito valioso mas visto que o link 4. não está a funcionar, posso recomendar o meu blog, caso ache uma boa adição?

    Cumprimentos.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.